top of page

REGULAMENTO

1ª BATALHA DE CONHECIMENTO EM HUMANIDADES
(adaptação da Olimpíada Nacional em História do Brasil)

​

O projeto desenvolvido pela Diretoria de Ensino - Região de Miracatu pretende, por meio de uma empolgante competição, contribuir para o desenvolvimento das Competências e Habilidades exigidas pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

 

No formato de olimpíada, os estudantes deverão conquistar territórios até adquirirem uma vaga para a final presencial, onde participarão de jogos desafiadores e serão premiados!

  

1. Dos Participantes


1.1. Os participantes da 1ª Batalha de Conhecimento em Humanidades devem se organizar em equipes compostas por 4 estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental (um de  cada ano) e/ou 3 estudantes do Ensino Médio (um por série), orientados por um professor. Os estudantes devem frequentar o ensino regular, em nenhuma hipótese será permitida a participação de estudantes que já finalizaram o Ensino Médio ou que não estejam matriculados nas escolas públicas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Miracatu.


Não serão permitidas equipes formadas com alunos de diferentes escolas, mesmo pertencentes ao mesmo polo.

 

As esquipes de diferentes escolas podem ser orientadas por um mesmo professor, desde que esse trabalhe nas respectivas unidades escolares.


Só será permitido a participação dos alunos em apenas uma equipe, porém não haverá limite de equipes inscritas por escola, tendo em vista que apenas uma equipe por segmento será classificada por escola para a fase de polo;

 

1.2. A composição das equipes será definida pelo professor orientador em acordo com os alunos que manifestem interesse em participar do desenvolvimento deste projeto piloto da DER Miracatu. Alunos do Ensino Fundamental farão parte de uma categoria e alunos de ensino médio de outra, portanto não será permitido que aluno de uma categoria participe de outra.


1.3. No caso de impedimento grave, considerados de força maior, no decorrer das fases, por parte de qualquer um de seus participantes, poderá ocorrer a substituição de membro da equipe, desde que justificada por meio de envio de documentação a ser solicitada pela Comissão Organizadora da Batalha. Por essa razão, a composição das equipes deve ser decidida com responsabilidade e a substituição de um ou mais membros da equipe, inclusive para a fase presencial, deve ser demandada somente se causada por motivos de força maior. Somente o professor orientador da equipe pode solicitar a substituição de membros da(s) equipes, sendo ele o responsável pelo envio da documentação.


As equipes convocadas para a Fase Final que, por motivo de força maior, necessitarem solicitar troca de membros (professor ou aluno) deverão fazê-lo até 15 (quinze) dias antes da data prevista para a realização da Grande Final Presencial em Miracatu. Após essa data não serão realizadas trocas.


Consideramos motivos de força maior: 1) doença ou incapacitação física ou mental
grave 2) abandono, transferência escolar ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o estudante não ser mais aluno da escola pela qual se inscreveu na Batalha 3) Transferência, designação ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o professor não ser mais docente da escola pela qual se inscreveu na Batalha. A Comissão Organizadora poderá exigir a qualquer momento documentos que comprovem o impedimento de participação do professor ou aluno. Casos diversos dos mencionados neste Regulamento serão analisados e respondidos em prazo limite de 7 dias úteis.


1.4. No ato de inscrição, o responsável visualizará na tela todos os dados, que serão utilizados na confecção do certificado de participação para todos os membros das equipes que forem aprovadas para a fase regional. É de inteira responsabilidade das equipes conferir os dados fornecidos e garantir que estejam corretos (nome dos participantes, nome da escola etc.).


1.5 As equipes devem criar um nome para si. Esse “nome da equipe” a acompanhará em todo o processo e será utilizado em todas as etapas da competição, do início até a premiação, e por isso deve ser escolhido com critério.


As equipes também poderão postar uma imagem dos participantes ou com a qual se identifiquem. São proibidos imagens e nomes ofensivos, pornográficos ou que remetam a qualquer forma de violência, preconceito racial, social, de gênero, de credo ou de origem bem como nomes e/ou imagens que causem dubiedade de interpretação no que se refere aos casos acima. A Comissão Organizadora pode alterar, a qualquer momento, os nomes e/ou imagens de equipes que considerar que integram os casos acima, a partir de verificações periódicas ou a partir de denúncias de outros participantes. Quando essa situação ocorrer, se comunicará ao orientador da equipe a necessidade de troca do nome ou imagem em um prazo máximo de 24 horas. Em caso de não envio de um novo nome ou da mudança da imagem da equipe a Comissão Organizadora realizará a alteração do nome da equipe no cadastro e/ou a remoção da imagem a seu critério.


As equipes que não apresentarem um novo nome dentro do prazo estipulado acima serão renomeadas como Alterada01, Alterada02 e assim sucessivamente de acordo com a incidência de casos. A reincidência da escolha de nome e/ou imagens ofensivos ou de dupla interpretação poderá levar à desclassificação da equipe.


Os nomes das equipes, salvo nos casos acima mencionados, não serão alterados. Por isso, ao se inscrever, a equipe deve verificar se realmente deseja aquele nome, se ele cumpre as exigências deste regulamento e está escrito de forma correta, pois ele não será alterado posteriormente. O nome da Equipe será publicado na seguinte fórmula: nome da equipe/nome da escola-município, SP.

​

2. Das inscrições

​

2.1. As inscrições para a 1a Batalha de Conhecimento em Humanidades serão feitas exclusivamente online. Para se inscrever cada aluno deve realizar um cadastro junto ao sistema de cadastros, no qual serão solicitados nome completo, e-mail e outros dados.


Recomendamos que a inscrição seja feita acompanhada pelo professor responsável, não haverá em hipótese alguma a cobrança de nenhum valor financeiro para participação no evento.

​

Período de Inscrição:
de 18/03 à 10/05/2019

​

3. Das fases da Batalha
3.1. A 1a Batalha de Conhecimento em Humanidades será constituída por 1 fase de provas online que classificará uma equipe por escola, 1 fase para a resolução de tarefas online que classificará a equipe representante do polo e 1 fase final e presencial, que se realizará na Diretoria de Ensino - Região de Miracatu. 

 

3.2. Os polos estão distribuídos com base na localização dos municípios, a se
saber:


✓ Polo 1: Iguape/Ilha Comprida
✓ Polo 2: Itariri/Pedro de Toledo
✓ Polo 3: Juquiá
✓ Polo 4: Miracatu


3.2. A fase online será acessada e feita através do endereço eletrônico fornecido pela equipe da Diretoria de Ensino – Região de Miracatu, mediante fornecimento pelo participante de informações pessoais. Todas as respostas devem ser realizadas na página da Batalha. As respostas enviadas não podem ser alteradas posteriormente, em casos de exceção este envio será cancelado e substituído por novo envio.


A fase online é composta por questões de múltipla escolha. Dentre as alternativas, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem a mais pertinente como resposta, sendo que haverá a possibilidade de mais de uma resposta correta, valendo pontuações distintas relacionadas ao grau de aprofundamento das respostas.


A tarefa online classificará as equipes de cada segmento por escola;


As instruções para as equipes estarão disponíveis no link enviado no período de pelo menos 15 dias de antecedência, permitindo a reflexão para resolução das tarefas. Recomendamos que as respostas sejam enviadas apenas após o consentimento de todos os membros do grupo.


Quando a resposta for enviada, no prazo de 48h, a equipe receberá um e-mail confirmando o recebimento e processamento das respostas se isso não ocorrer a equipe deverá entrar em contato com a comissão organizadora.


Em qualquer caso de questionamento acerca da entrega de uma ou mais questões ou tarefas, a equipe técnica somente verificará a solicitação mediante o envio, por um membro da equipe, dos dados que comprovem a entrega da atividade com dia, hora e e-mail de confirmação.


Cada fase que estiver online possuirá uma versão que pode ser impressa, para facilitar o trabalho das equipes. Procuramos tornar esta versão para impressão legível e condensada, mas alertamos que, devido ao grande número de documentos utilizados em cada questão, esta impressão pode gerar muitas páginas.


A primeira fase terá 10 questões de múltipla escolha;


A segunda fase será a confecção de duas tarefas;


A fase final é constituída de desafios e premiação;


3.3. A página oficial fornecerá documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes podem e devem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.


Em caso de falha ampla no sistema, a Comissão Organizadora poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e/ou locais dos sistemas. Apenas falhas graves no sistema, que prejudiquem a grande maioria dos participantes poderão ocasionar a prorrogação de prazos de entrega, e somente após a deliberação e decisão da Coordenação da Batalha.


Não existe nenhuma possibilidade, fora a expressa acima, de enviar respostas fora do prazo determinado no calendário. A Comissão Organizadora recomenda vivamente que as equipes não deixem o envio de suas respostas e tarefas para a “última hora”.


Uma vez fechada a fase, não serão aceitas respostas ou tarefas.


A comissão organizadora, por motivos de força maior, poderá alterar a data, local e o formato da realização da Fase Final.

​

4. Da classificação dos participantes


4.1. A seleção das equipes classificadas para a etapa seguinte será feita por meio de pontuação baseada no desempenho até aquele momento (resposta às questões de múltipla escolha e tarefas).


Na fase interna, será aprovada uma equipe representante do Ensino Médio e uma equipe representante do Ensino Fundamental II por escola, as escolas que possuem apenas um seguimento terão uma equipe classificada.

​

Não há limites de alunos participantes por escola ou por orientador, mas lembramos que, embora o trabalho conjunto das equipes de uma mesma escola possa enriquecer a discussão, cada equipe fará o envio de suas respostas.


Em casos de Empate de pontos uma tarefa extra será disponibilizada exclusivamente para as equipes empatadas.


No que se refere especificamente a realização das Tarefas, a Comissão Organizadora ressalta que esta é de criação exclusiva de cada equipe e, sendo assim, cada tarefa deve ser única. Desta forma, nos casos em que forem identificadas tarefas de equipes pertencentes à mesma escola ou com mesmo professor(a) orientador(a), com conteúdos idênticos e/ou com pequenas variações, estas entregas serão consideradas como “plágios internos” e as Tarefas serão penalizadas com perda significativa de seus pontos.


Para todas as fases, a Comissão Organizadora da Batalha reserva-se o direito de alterar a quantidade de participantes que passará à próxima fase, sempre respeitando os critérios de pontuação e garantindo os percentuais mínimos expressos acima.


4.2 É de suma importância, que na final, os estudantes tragam um documento de identidade com foto para o credenciamento. Recomendamos enfaticamente que este documento seja o RG. Em casos excepcionais, este documento pode ser a certidão de nascimento, desde que acompanhada de outro documento com foto.

​

5. Da premiação

​

5.1. A 1a Batalha de Conhecimento em Humanidades premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes na fase online e nas provas das fases presenciais.


Na primeira fase se premiará as escolas participantes com um certificado emitido pela Diretoria de Ensino e todos os participantes não classificados com um certificado digitalmente assinado.


Na fase regional (polos) os alunos e professores orientadores receberão um certificado de participação impresso pela Diretoria de Ensino;


Na fase final todos os alunos e professores serão premiados com medalhas de acordo com sua colocação.


1º lugar (uma equipe/ segmento): medalha de diamante;
2º lugar (uma equipe/ segmento): medalha de ouro;
3º lugar (uma equipe/ segmento): medalha de prata;
4º lugar
(uma equipe/ segmento): medalha de bronze.


As escolas das equipes que participarem da fase final receberão um troféu/cada.

​

Todos receberão certificados emitidos com base nos dados fornecidos no ato de inscrição. Assim, antes de finalizar sua inscrição certifique-se que seus dados estão corretos e atualizados.


5.2. Dentre os objetivos primordiais da competição está promover o estudo de Humanidades com base nos princípios do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes.

​

6. Calendário oficial

​

Período para inscrição: 18/03 à 10/05/2019;
Primeira fase: de 13 à 29/05/2019;
Divulgação da lista dos aprovados: 31/05/2019
Segunda fase – tarefa 1 - de 07/06 à 19/08/2019
(alterada por conta das fortes chuvas que atingiram a região)
Segunda fase – tarefa 2 - de 05/08 à 13/09/2019
Divulgação dos classificados: 30/09/2019
Fase final: inicia dia 01/10/2019 (disponibilização do material para estudo) finaliza dia 18/10/2019 (encontro em Miracatu).

​

A Comissão Organizadora da 1a Batalha de Conhecimento em Humanidades reserva-se ao direito de alterar as datas e formatos das provas em caso de imprevistos de força maior, que fujam da alçada de controle do Núcleo Pedagógico / Supervisão de Ensino.

 


Sugestões da Comissão Organizadora

​

a) Sua equipe
Não esqueça que o professor faz parte do grupo para auxiliá-lo durante o processo de participação, questionando, ajudando a equipe a ler, a encontrar materiais subsidiários, a estudar e a conhecer seus pontos fortes e fracos. O professor, assim, não substitui a equipe. Seu papel é o de um orientador.


b) Dê uma identidade a sua equipe:
Cada equipe escolhe seu nome e pode associar uma imagem a si. Essa imagem poderá ficar visível para todos os outros participantes; portanto, não utilize imagens ofensivas ou imagens de conteúdo pornográfico ou violento. Escolha com carinho o nome da equipe: pense em um nome que expresse o grupo e suas ideias e que vocês gostariam que fosse chamado ao microfone na cerimônia final de premiação. Confira se a grafia do nome está correta e lembre-se de que não serão feitas alterações de nomes de equipes.

 

Ao se inscrever, se o nome escolhido por sua equipe já tiver sido escolhido por outra equipe, não será aceito. Muita atenção: nomes ofensivos ou que incitem o preconceito ou violência de qualquer espécie serão vetados a critério da Comissão Organizadora. A equipe que insistir em utilizar tais conteúdos será desclassificada.


c) Marque encontros regulares com sua equipe:
Durante os encontros, sua equipe deve distribuir tarefas, trocar ideias, escolher as alternativas a serem selecionadas em resposta às questões e realizar as tarefas. Já no primeiro encontro, estipule um calendário com todas as próximas reuniões da equipe. Uma boa sugestão é realizar as reuniões num horário que todos tenham livre, como antes ou ao final do horário escolar.

 

Ainda, o professor, se achar conveniente, pode decidir utilizar o próprio horário de sua aula, envolvendo os demais estudantes na resolução dos problemas, já que as atividades estão pautadas nas habilidades e competências exigidas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.


Procure fazer reuniões longas para que cada encontro seja bastante produtivo, pois quando os amigos se encontram, há muito papo para colocar em dia.

​

d) Selecione um responsável para passar as respostas na página da Batalha:
Oferecemos a possibilidade de as perguntas serem impressas, caso haja dificuldade em estar o tempo todo em um computador conectado à internet.


Isso visa facilitar o trabalho das equipes. Mas, não esqueça! As respostas só podem ser enviadas via internet, e no prazo estabelecido.


Não importa muito quem envia as respostas, mas sim que elas tenham sido decididas coletivamente e após muita reflexão. O importante é que o grupo entre em acordo sobre quem realizará o envio das respostas, pois este, uma vez realizado, não poderá ser desfeito.


e) Não deixe para a última hora:
Não deixe para enviar as suas respostas na última hora do último dia daquela fase. Imprevistos acontecem. Uma falha no sistema ou alguma dificuldade inesperada podem impedi-los de fazer o envio e, assim, prejudicar a sua equipe de forma irrecuperável.


f) Participe ativamente:
O importante é participar. Estude com atenção as questões, prepare bem as tarefas e explore as sugestões de leitura. Não deixe de enviar suas críticas e sugestões pelo nosso site: elas serão lidas e analisadas com interesse!

LOGO Batalha de Conhecimentos em Humanid
bottom of page